domingo, 1 de março de 2015

Massa de Pizza caseira, sem glúten


Desde que começamos nossa reeducação alimentar, no final de 2013, alimentos com farinha branca, queijo e oleosos estão diminuindo dia-a-dia do nosso cardápio. Isso não significa que não comemos mais essas delícias. 

Foi em um dia de fúria da alergia a lactose e uma vontade de comer pizza igualmente voraz é que eu pensei em adaptar uma receita de panqueca sem glúten da nossa amigona Fernanda Mello em uma massa caseira para pizza.  E não é que ficou boa!

Como a ideia me veio em um insight não procurei nada parecido na internet e fomos aperfeiçoando na prática. E lá se foram quatro rodadas :P
Não gosto de fazer muitas imitações, mas a massa ficou bem parecida com a de uma pizza tradicional, daquelas crocantes.

Receita original – Panqueca sem glúten da Fer
- ½ xícara de farinha de arroz
- ½ xícara de aveia
- 1 xícara de água
- 1 ovo

Misture os ingredientes em um recipiente e coloque uma concha por vez na frigideira.


Receita de massa de pizza sem glúten

- 1 xícara de aveia em flocos
- ½ xícara de farinha de arroz
- ½ xícara de polvilho azedo
- 1 ovo
- de 1 e ½ a 2 xícaras de água (dependendo de como você gosta da massa)
- ½ xícara de azeita extra virgem
- sal a gosto


Como fizemos

Colocamos todos os ingredientes em uma jarra profunda e misturamos com o mixer na função fue. Depois, levamos à uma frigideira larga. A massa é um pouco líquida nesta fase, então se você gosta da massa mais fina, rode a frigideira jogando-a para os cantos.  
Deixe dourar bem, quase queimar, antes de se aventurar a virá-la igual panqueca. Ela já começa a ficar crocante, principalmente nas pontas e fica bem quebradiça.

Colocamos em um prato para montar o recheio e assamos no forno em uma chapa de pedra sabão que é a coqueluche dos apetrechos de cozinhar aqui em casa.



Molho de tomate. Quando o assunto é molho de tomate, não somos tão puritanos. Mas é bom que seja de tomate de verdade. Então, batemos no liquidificador um tomate com sal, azeite e alho e refogamos com cebola e um pouco de água.

Recheios. Nessas quatro vezes testamos várias versões, principalmente atum e cebola. Até um bacon rolou... ;). Usamos a mozzarella de búfala para deixar mais leve. Uma boa foi a combinação de hoje: mozzarella de búfala, milho, manjericão tipo brasílico e azeitonas.


Na prática

Massa quebradiça. Se você quiser deixar ela muito fininha, que fica bem crocante, mas pode ficar meio quebradiça – exatamente pela falta do glúten. Por isso, é um pouco difícil de virar na frigideira. Não faça disso um impedimento para testar a receita, encare como um desafio... uma oportunidade de aperfeiçoar sua técnica ninja de virar massas na frigideira.

Não demore muito para levar ao forno. Se você deixar o molho muito tempo antes de assar ela fica “molhada” e pode quebrar.

Borda crocante. Foi uma boa surpresa. Estamos pensando até em fazer um petisco, tipo crostata, também sem glúten.


Você tem alguma dica para melhorar a receita? Comente aqui. Vamos adorar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário